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Pré-Escolar

Trata-se de uma resposta social orientada para o desenvolvimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, proporcionando-lhes atividades educativas e atividades de apoio à família. É neste enquadramento que a Instituição se compromete a:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem-estar e segurança
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem e desenvolvimento da expressão e da comunicação
  • Estimular a curiosidade e o pensamento crítico
  • Despistar inadaptações, deficiências e precocidades para melhor orientação e encaminhamento da criança
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de colaboração com a comunidade
  • Apoiar a família através de fornecimento de refeições às crianças e de prolongamento de horários com atividades de animação Sócio Educativa

CATL

Centro de Atividades de Tempos Livres – Academia João Paulo II – Resposta social que pretende proporcionar um ambiente familiar de conforto, onde as crianças possam consolidar as aprendizagens escolares, mas também adquirir novos saberes e competências. Neste sentido dispõe de um conjunto de serviços para crianças com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos do Ensino Básico, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares. Nesta Resposta Social, o Centro Paroquial Pe. Manuel Gonçalves compromete-se a:

  • Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
  • Colaborar na socialização de cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo;
  • Favorecer a relação entre família, escola, comunidade, com vista a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;
  • Proporcionar atividades integradas num projeto de animação sócio cultural, em que as crianças possam escolher e participar voluntariamente, tendo em conta as caraterísticas dos grupos e como base o maior respeito pela pessoa;
  • Melhorar a situação social e educativa e a qualidade de vida das crianças:
  • Potenciar a interação e a integração social das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar.